O que eu preciso para começar no mercado de venda de curso online?

Confira um guia com tudo o que você precisa saber para dar seus primeiros passos no mercado de venda de curso online.

A venda de curso online é uma tendência que está em alta no mercado. Com toda a acessibilidade criada pela internet, nunca foi tão fácil espalhar seus conhecimentos pelo mundo – e obter uma ótima forma de renda com isso.

Entretanto, começar no mercado de venda de curso online pode ser um desafio para os marinheiros de primeira viagem. Neste artigo vamos compreender quais devem ser os seus primeiros passos para o sucesso. Confira!

6 passos para começar no mercado de venda de curso online

1. Considerações antes da venda de curso online

A venda de curso online hoje é muito mais do que apenas fazer alguns vídeos e enviá-los para uma plataforma de curso online ou site. Portanto, dê uma olhada em algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de começar:

  • Você tem os conhecimentos necessários sobre o assunto?
  • Você tem um plano de curso adequado?
  • Você tem as engrenagens certas – como uma boa câmera e microfone?
  • O tópico do seu curso tem demanda de mercado?
  • Você sabe quem é seu público-alvo?

Se você respondeu a essas perguntas, você está pronto para vender seu curso online. Vamos direto ao assunto!

2. Os componentes de um curso online de sucesso

Cursos online são diferentes de escrever uma postagem em um blog. Eles exigem um planejamento cuidadoso, a criação de conteúdo de qualidade, tarefas e palestras interconectadas.

Um curso online também é um ativo que seus alunos verão por muito tempo. Para manter os alunos totalmente atentos ao longo do curso, cada lição em seu curso deve ser embalada com informações instrutivas e interessantes.

O conteúdo multimídia é comum em ótimos cursos online, incluindo:

  • Vídeo tutorial
  • Documentos em PDF
  • Slides
  • Questionários
  • Conteúdo que pode ser baixado (PDF, relatórios, estudos de caso, etc.)
  • Testes finais e trabalhos

Então, se você tem todos os componentes necessários para vender seu curso, vamos aprender como colocá-lo no ar agora.

3. Escolha de uma plataforma de compartilhamento de curso

Se você já preparou seu curso, o próximo passo é encontrar uma plataforma para vendê-lo. Para vender seu curso, você pode usar uma plataforma de terceiros ou um site próprio.

  • Plataforma de terceiros. Você pode encontrar vários marketplaces de cursos online para fazer o upload do seu curso e disponibilizá-lo em todo o mundo – como Udemy ou Hotmart. Eles irão hospedar seu curso e fornecer suporte adicional. Com isso, você não precisa se preocupar com dificuldades técnicas.
  • Site próprio. Usar seu site como uma plataforma de compartilhamento de curso pode ser uma excelente ideia. Você poderá operar sua plataforma da maneira que desejar – sem regras e regulamentos! No entanto, será preciso cuidar de todos os aspectos técnicos para colocar as lições no ar e gerenciar os alunos.

4. Tenha uma estratégia de lançamento do curso

Depois de ter seu curso hospedado, realmente chegou a hora da venda de curso online. Veja algumas dicas para fazer um lançamento de sucesso:

  • Escolha um nome simples, mas atraente. Não apresse o processo de nomenclatura do seu curso online. Como isso aparecerá em todos os lugares, pense profunda e cuidadosamente sobre o nome do curso antes de finalizá-lo.
  • Pré-venda seu curso. Em vez de perder dias, semanas ou talvez até meses criando conteúdo de vídeo para o seu curso e depois tentando vendê-lo, por que não testar o valor do seu curso primeiro através da pré-venda? Antes do curso ir ao ar, a pré-venda pode ser uma ótima ideia, pois você poderá ver se o público está realmente interessado.
  • Teste seu curso. Antes de disponibilizar seu curso publicamente, você deve testá-lo primeiro. Observe o curso geral e tente descobrir as falhas. Você pode obter ajuda de seus amigos e familiares sobre este assunto.
  • Defina o preço. Então, você já tem um site pronto para lançar seu curso – agora é a hora de definir seu preço. Faça uma pesquisa de mercado primeiro para definir seu preço. Além disso, você deve levar em consideração seu trabalho árduo e o nível de renda do cliente. Isso pode ajudá-lo a definir o preço certo para o seu curso.
  • Teste os seus sistemas técnicos. Esta é uma sugestão bastante fundamental, mas frequentemente a esquecemos. É importante verificar se a parte técnica está funcionando bem ou não. Antes de compartilhar o curso, certifique-se de que qualquer sistema que você criou para seus usuários usarem foi testado exaustivamente.
  • Construa sua lista de e-mail. Se você quiser fazer alguma venda, precisará de um público para o qual lançar seu produto. Para isso, comece a construir sua lista de e-mail de compradores em potencial o mais rápido possível.
  • Ofereça uma prévia do seu curso. É normal oferecer gratuitamente até 15-20% do conteúdo do seu curso para seus alunos em potencial, para dar-lhes uma ideia do que eles receberão se comprarem o conteúdo completo. Para isso, você pode criar artigos para blog, organizar webinars, enviar e-mails ou gravar um vídeo teaser em sua página de vendas.

5. Promova o seu curso online

Então, você escolheu sua plataforma de compartilhamento de curso, criou o curso e fez seu lançamento. Agora é hora de divulgá-lo para potencializar a venda de curso online.

Para isso, vamos dar uma olhada em algumas estratégias para venda de curso online. Confira:

  • Crie uma landing page com todas informações sobre o seu curso que facilite a processo de compra;
  • Envie mensagens de e-mail marketing para sua lista de e-mails estimulando a compra do curso online.
  • Aprenda as noções básicas de SEO para gerar mais tráfego de pessoas interessadas no seu curso;
  • Monitore os dados de marketing para avaliar se as suas ações estão surtindo efeito;
  • Divulgue histórias de sucesso e colete depoimentos para atrair novos alunos interessados;
  • Utilize as redes sociais para divulgar o seu curso e interagir com potenciais clientes.

6. Garanta as atividades de bastidores

Por fim, não esqueça de dar atenção às atividades de bastidores para viabilizar a venda de curso online. É essencial controlar o orçamento do projeto e monitorar o fluxo de caixa.

Para isso, você pode contar com o auxílio de um escritório de contabilidade com experiência na venda de curso online. Assim, você pode focar nas vendas sem preocupações!

Você gostou das dicas para começar no mercado de venda de curso online? Visite nossa página e descubra como a Conta a 2 pode ajudá-lo!

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