Conciliação Bancária: Por que fazer e como fazer?

O setor financeiro de uma empresa desempenha um papel fundamental na saúde do negócio, afinal, para dar continuidade com os processos do dia a dia, a corporação precisa estar com o financeiro no azul.

Contudo, é muito comum algumas negligências com esse setor, seja não acompanhar os gastos, volume de vendas, capital de giro, entre outros pontos. Naturalmente, a empresa tende a ser prejudicada e levada ao fracasso.

Por isso, é importante realizar uma boa gestão financeira e conhecer diversas ferramentas que ajudem no processo, como, por exemplo, a conciliação bancária. Então, confira o artigo que separamos para você saber mais sobre o assunto e entender como aplicar essa métrica.

Boa leitura!

Afinal, o que é a conciliação bancária?

De forma simplificada, a conciliação bancária nada mais é que o ato de comprar e aliar todos os extratos bancários com o fluxo financeiro da empresa. Desta forma, o gestor consegue controlar todos os lançamentos e notar falhas ou divergências em seu setor financeiro.

Em outras palavras, todo o processo de conciliação bancária, consiste nas etapas onde o gestor analisa as entradas e saídas do extrato, fazendo a comparação com o saldo e também a movimentação de uma conta corrente.

Assim, a finalidade é verificar se está segundo o planejamento e se tudo lançado no sistema está correto em relação à realidade da corporação. Logo, se houver alguma incoerência é possível encontrar a solução.

Como fazer a conciliação bancária?

Para realizar a conciliação bancária, é preciso seguir alguns passos. Veja:

1. Faça lançamentos diários

Ter o controle diário de movimentação é fundamental para a gestão financeira, além de influenciar para fazer planejamentos de investimentos, compreendendo a real situação da corporação.

Desta forma, na conciliação bancária, esse ponto é feito através do registro diário de todas as entradas e saídas das contas da empresa, incluído até mesmo as taxas bancárias.

2. Confirma saldo do extrato bancário

O próximo passo é a retirada do extrato bancário, pois, com essa ação, é possível identificar se os valores da conta são coincidentes com os valores feitos pelo controle interno da organização.

De início, essa análise é realizada de forma genérica, para entender a situação atual da empresa.

3. Análise detalhada dos lançamentos

Com todos os valores confirmados, o próximo passo é os detalhes dos lançamentos. Para esse ponto, é preciso assegurar o dia das entradas e saídas, além dos valores desses lançamentos, lembrando de conferir se realmente está no fluxo de caixa.

Vale lembrar, que também é preciso observar qual foi o método de pagamento, pois dependendo, pode haver alteração de quando o valor foi debitado ou creditado em sua conta.

4. Corrigir possíveis erros

Caso, após a análise dos lançamentos, seja encontrado algum erro, esse é o momento de corrigi-los. Desta forma, é necessário ter todos os comprovantes, boletos e notas fiscais. Assim, através deles é encontrado a origem do problema.

Após isso, é só fazer a atualização para que o fluxo de caixa e o extrato bancário tenham os mesmo valores.

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